O Grupo - Festival de Dramaturgia

O GRUPO

O Núcleo de Pesquisa Drama Seis surge em 2019, fruto ainda verde do desejo de continuar os estudos de dramaturgia iniciados na SP Escola de Teatro, uma das principais escolas de teatro de São Paulo, e lugar que foi ponto de passagem e encontro entre os seis membros do grupo. Segue, desde então, um processo de investigação e criação conjuntas (maturação sem pressa!), fundamentadas em três vias principais: leitura e discussão de peças, leitura e discussão de materiais teóricos de apoio e laboratórios de escrita.

Dessa maturação sem pressa, surge a necessidade de partilhar os saberes em desenvolvimento e consolidar as indagações sobre dramaturgia, num primeiro momento materializado na forma desse primeiro Festival de Dramaturgia: Jornadas Heroicas Possíveis, que tem como objeto de estudo/questionamento a Jornada do Herói, estudada por Joseph Campbell em seu Herói de Mil Faces. Somos um grupo heterogêneo que acredita em muita coisa, mas também (e talvez, sobretudo) na força e no deleite da aprendizagem coletiva enquanto potência criativa!

BRENO ROSA-GOMES

Ator e dramaturgo. De Presidente Epitácio, última cidade do centro-oeste paulista, divisa com o Mato-Grosso do Sul, veio para São Paulo estudar, chegando em 2014, e estudou. Formado em Licenciatura em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes e em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro, além de muitos outros cursos técnicos e livres nas áreas de atuação, escrita e teoria teatral. De tanto sua mente criar realidades alternativas teve que encontrar maneiras de expandir e expressar sua forma de ver e fazer o seu mundo, para que outros pudessem ver também, e para que ele pudesse aprender com o olhar de outros. Expandindo, crescendo e voando juntos!

BRUNA VARGA

Dramaturga, dramaturgista, professora e o que mais pintar. Formada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes, em dramaturgia pela SP Escola de Teatro e em atuação pelo Teatro Escola Macunaíma. Não é muito boa em fazer minibio.

ELENICE ZERNERI

Atriz formada pela Escola Superior de Artes Célia Helena, pós graduada em Arte na Educação pela ECA/USP e dramaturga pela SP Escola de Teatro. Nascida em Campinas e criada em Espírito Santo do Pinhal, cidade pequena do interior do estado, é lá que se dá seu primeiro contato com o teatro. Desde então, segue entusiasta de toda forma artística, buscando usar a arte como ferramenta de olhar o mundo. 

LARA DUARTE

Mestranda em Artes da Cena pela Unicamp com o projeto “Compêndio de Decomposições Dramaturgicas: Por uma Dramaturgia Monstra!” Bacharela em Artes Cênicas pela UFBA. Formada em dramaturgia pela SP Escola de Teatro. Faço diários desde antes de me alfabetizar, amigxs pedem para que eu reescreva as mensagens apaixonadas, edito as cartas de reconciliação entre as pessoas da minha família.

RAFAEL ARRUDA

Ator formado pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena, dramaturgo formado pela SP Escola de Teatro, designer formado em Publicidade & Propaganda pela Universidade São Judas e músico formado pela vida. Como ator e músico, desde 2018 faz parte do NUO Ópera Lab., grupo de teatro da capital paulista, que busca mesclar a ópera a outras linguagens teatrais. Às vezes Rafael é tudo ao mesmo tempo, mas às vezes ser um já basta. Mas Rafael gosta de ser muitos.

THAIS RIBEIRO

Jornalista, assessora de imprensa, roterista e dramaturga. Escreve porque as palavras somem da boca, coçam as pontas dos dedos, transbordam em páginas. Estuda dramaturgia porque acredita na metamorfose misteriosa das palavras. Entende que conhecimento e inspiração preenchem mesmo em períodos ausentes. Quando falta palavras, preenche com cinema, que serve também como alicerce. Tem dois gatos.